Matar ou Morrer (1952) - Dublado

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Matar ou Morrer (1952) - Dublado





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 Sinopse: Matar ou Morrer, filme do austríaco Fred Zinnemann, foi realizado em um período de neurose e perseguição política nos Estados Unidos (o macarthismo) e foi escrito por Carl Foreman, um dos nomes da lista negra do Senador McCarthy. Este é o primeiro ponto notável dos bastidores do filme, que foi concebido como uma resposta simbólica à “caça às bruxas” e à cisão que então se estabelecia em Hollywood.

Assim como o xerife recém-casado da cidade de Hadleyville, diversos artistas de Hollywood viviam em uma espécie de martírio pessoal, pressionados e amedrontados pelas notícias de investigação do HUAC (House Un-American Activities Committee) e ouvindo pedidos de quase todos para que saíssem o mais rápido possível do país. Ao adaptar o conto The Tin Star, de John W. Cunningham, Foreman conseguiu fazer um dos filmes políticos mais sutis da história do cinema, simplesmente porque tudo ali é uma alegoria da sociedade em que ele vivia (um símbolo de denúncia) mas jamais nos é vendido como tal.

A bem da verdade, Matar ou Morrer é um denso western psicológico, um filme que detalha o medo, a fraqueza e desespero de um homem que espera pela [possível] morte exatamente ao meio-dia, com a chegada do trem. Esta face oculta do homem do oeste – a face que assume sua fraqueza, que admite o medo, que se vê solitária, angustiada, procurando desesperadamente por ajuda e, no final, é ajudada pela esposa religiosa – incomodou muita gente. Howard Hawks, por exemplo, disse que filmou Onde Começa o Inferno, em 1959, como uma resposta a Matar ou Morrer, filme que ele odiara e que não via como um verdadeiro western.

A jornada solitária e opressiva do xerife Will Kane (uma interpretação memorável de Gary Cooper, que ganhou o Oscar por esse filme e, ironicamente, o prêmio foi recebido por ninguém menos que John Wayne, que havia se manifestado fortemente contra o filme 

O diretor Fred Zinnemann (que ganharia um Oscar de direção no ano seguinte por “À um Passo da Eternidade” e anos depois outro por “O Homem Que Não Vendeu Sua Alma”) ao filmar o roteiro de Carl Foreman e John W. Cunningham, viu ali uma forma de criticar a Caça às Bruxas que vigorou em Hollywood naquela época, liderada pelo senador Joseph McCarthy. Um homem sendo covardemente ameaçado por um número maior de pessoas, era na visão de Zinnemann, mostrar sua insatisfação com a terrível e absurda perseguição do Macarthismo. Alguns não gostaram dessa crítica voraz, mas houve quem aprovou, inclusive a Academia de Artes e Ciência de Hollywood, que premiou o filme com quatro Oscars: ator (Cooper, o segundo de sua carreira), edição (Elmo Williams), canção (‘Do Not Forsake Me, Oh My Darlin’ de Dimitri Tiomkin e Ned Washington) e trilha sonora (Dimitri Tiomkin).
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